top of page
  • Foto do escritorEquipe CCJB

Setembro Amarelo


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio. Atualmente, ele está entre as principais causas de morte violenta no mundo, com 11,4 óbitos para cada 100 mil habitantes. Entretanto, nove, em cada dez casos, poderiam ser evitados.


A campanha Setembro Amarelo, instituída no Brasil no ano de 2015, tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. A data foi escolhida em alusão ao dia 10 de setembro, período que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


Com o tema “É preciso agir”, a campanha desse ano chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população, sobretudo diante do contexto atual de isolamento social imposto pela pandemia, o que pode agravar ainda mais os casos de suicídio.


Fatores como a depressão, transtorno bipolar, desânimo constante, uso de substâncias psicoativas associadas a transtornos mentais, podem desencadear comportamentos suicidas. Uma das formas de se prevenir é estar atento e reconhecer tais comportamentos.


Precisa de ajuda?

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio gratuito pelo telefone 188 para quem precisa de ajuda. A conversa é totalmente anônima e sigilosa. Lembre-se, você não está sozinho.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

📞(61)3246-2707/ 3543-4433 📲WhatsApp (61)98332-0098

11 visualizações0 comentário
bottom of page