top of page
  • Foto do escritorEquipe CCJB

FEVEREIRO ROXO

O Fevereiro Roxo, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento.

A campanha é focada na conscientização sobre 3 doenças incuráveis: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.


Mas por que 3 doenças que, aparentemente, não têm nada em comum?


Porque todas são condições para as quais a medicina ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes.


O mês de conscientização, então, pretende levar informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis.


Doença de Alzheimer


Doença neurodegenerativa, de evolução lenta e progressiva que provoca atrofia do cérebro e declínio global das funções mentais, levando à demência em pacientes idosos (preferencialmente acima dos 65 anos). Os pacientes gradualmente perdem capacidade de raciocínio, julgamento e memória, o que os torna dependentes de apoio em suas atividades diárias.





Fibromialgia


Doença reumatológica caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada de sintomas de fadiga, e alterações de sono, memória e humor.

Os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, depressão, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem que se consiga determinar os fatos geradores. As mulheres são cerca de 10 vezes mais propensas a desenvolver a Fibromialgia do que os homens.





Lúpus


Doença autoimune que faz com que as células de defesa da pessoa ataque suas próprias células sadias provocando inflamação nas articulações, pele, olhos, rins, cérebro, coração ou pulmões. Os sintomas do lúpus vão surgindo após o nascimento, mas, em alguns casos, pode surgir anos mais tarde devido a uma infecção, uso de alguns medicamentos ou, até mesmo devido à exposição exagerada ao sol, por exemplo.





Caso conheça alguém que apresente alguns dos sintomas citados acima, indique-a um médico para exames. Em todas as doenças as quais tratamos acima quanto mais rápido se iniciar o tratamento menos doloroso é.



Visite o Centro Clínico Jardim Botânico: www.ccjb.com.br

24 visualizações0 comentário
bottom of page