top of page
  • Foto do escritorEquipe CCJB

Como posso ajudar alguém sob risco de suicídio?



1º - DIÁLOGO Conversar com alguém sobre questões geram sentimentos de angústia é sempre uma boa forma de desenvolver clareza mental e, assim, encarar os desafios com mais confiança. Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para conversar. Ouça a pessoa com a mente aberta e sem julgamentos. Você também pode indicar a central de ajuda do CVV que oferece apoio emocional gratuito, 24h por dia.

2º - ACOMPANHAMENTO Ligue, envie uma mensagem, se faça presente, mantenha contato frequente para acompanhar como a pessoa está se sentindo e quais são as atividades que ela está realizando ao longo do dia.

3º - AJUDA PROFISSIONAL

Incentive a pessoa a buscar ajuda profissional e se coloque a disposição para acompanhá-la caso ela não se sinta segura para ir sozinha. Psicólogos e psiquiatras são profissionais capacitados para atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais com objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.

4º PROTEÇÃO

Se há perigo imediato, não deixe a pessoa sozinha e assegure-se que ela não tenha acesso a meios para retirar a própria vida como pesticidas, armas de fogo, medicamentos, etc.


 

📞(61)3246-2707/ 3543-4433 ⠀⠀📲WhatsApp (61) 98332-0098⠀⠀

9 visualizações0 comentário
bottom of page